VIDRACEIRO, ENTENDA O ARQUITETO
Sabemos que os vidraceiros e arquitetos convivem diariamente e dependem um do outro para desempenharem seus trabalhos. A grande questão é que nem sempre essa convivência é agradável e produtiva como poderia ser. Por vezes, a maior dificuldade no relacionamento entre os arquitetos e vidraceiros é o entendimento do que se quer fazer e muitas vezes do que é possível fazer. Os arquitetos buscam introduzir beleza e inovação em suas obras, se veem como artistas, e os vidraceiros são vistos como ferramentas a serem usadas nessa obra.
Vidraceiro, quando você se coloca no lugar do outro e começa a viver a realidade dele, seus olhos se abrem e você começa a ver que existem muitos produtos para fornecer, muita coisa para desenvolver. Por exemplo, nos dias de hoje, é praticamente inadmissível que o vidraceiro não conheça um pouco de arquitetura ou decoração. Começar a entender melhor o conceito e a ideologia que inspira o arquiteto é importante, pois como fornecer algo que está relacionado a uma maneira de pensar, se não entendemos o conceito do outro? Esse é o caso de arquitetos e vidraceiros. Os arquitetos precisam do apoio dos executores dos projetos, como vidraceiros, pedreiros, serralheiros, etc.
BUSCANDO ENTENDIMENTO E ALINHANDO CONHECIMENTOS
Pode ver que a maioria dos vidraceiros não gosta de trabalhar com arquitetos e engenheiros, mas como, se são eles que especificam as janelas, as portas, as fachadas, os vidros em geral? As maiores dificuldades do dia-a-dia estão na falta ou na pouca comunicação e entendimento entre as partes de projeto e execução.
São dois mundos muito diferentes, um bastante inventivo buscando sempre novidades e outro de pura execução que não gosta de fugir do tradicional, e isso causa conflitos. Principalmente porque um não conhece direito o universo do outro.
Então para melhorar esse relacionamento, a seguir veja dicas imperdíveis e especiais na esperança de evolução nos projetos, tanto tecnicamente quanto esteticamente e que essa troca de informações auxilie a todos.
DICA 1: Parceria com arquitetos
Desenvolver um trabalho diferenciado e sair do tradicional é muito interessante, porque se você atender bem ao arquiteto e amarrar bem o projeto, você não terá concorrentes.
DICA 2: Se atualize
Busque sempre saber as tendências do seu mercado. Frequente feiras do setor vidreiro e de decoração, palestras de fabricantes e fornecedores e busque novidades na internet. Isso fará com que você fique atualizado, tenha novas ideias para usar no dia-a-dia e consiga debater melhor os projetos que chegarem até a sua vidraçaria.
DICA 3: Obras que se destacam, também te destacam
Se a obra que você executou se destaca, se aparece em revistas e sites ou mesmo na vizinhança, seu trabalho também se destaca. Saiba aproveitar obras assim e faça delas propaganda para a sua vidraçaria.
Tire fotos da obra e coloque no seu material de divulgação, redes sociais. Tenha certeza que quem estiver em busca de um bom profissional para executar uma obra diferenciada, vai te procurar.
DICA 4: Leitura de projetos
Tenha em sua empresa alguém com habilidade para ler uma planta ou projeto. Isso é fundamental para receber projetos e identificar maneiras de ajudar o arquiteto com o projeto e pensar na melhor solução para aquela obra. Nem que seja necessário que algum funcionário seu faça aulas para ler projetos, é muito importante.
Dê atenção assim que receber o projeto, isso facilita para as duas partes, é uma maneira de ganhar sua confiança e de garantir que ele sempre te procure quando tiver novas obras.
DICA 5: Conheça ferragens e acessórios diferenciados
Tenha opções diferentes das tradicionais para ferragens e acessórios para vidro. Os arquitetos não querem mais do mesmo, eles querem algo diferenciado. Oferecendo peças bonitas e arrojadas te faz ser uma referência que os especificadores buscam quando precisam de projetos com design mais moderno.
DICA 6: Trabalhe sempre dentro das normas
As normas existem para garantir a segurança e integridade das pessoas, e por isso devem ser seguidas. Citando a NBR 7199, que trata dos projetos, execução e aplicação de vidros, você deve saber e aplicar essa norma e as demais no dia-a-dia, pois você é o especialista no assunto. Os arquitetos nem sempre sabem dessas normas e por isso cabe a você o dever de cumpri-las.
Lembre-se, as normas garantem a segurança e durabilidade das soluções, então todos só têm a ganhar com isso.
Vidraceiro, procure entender esse profissional exigente para que possa ao invés de ver como inimigo, se tornar grande parceiro de trabalho. É preciso entender que auxiliando o arquiteto, se tornando um consultor, a parceria será bem-sucedida e lucrativa para os dois lados.
Fonte: http://blog.supercinco.com.br/2016/11/25/vidraceiro-entenda-o-arquiteto/